O que é Descolamento de retina?

A retina é uma fina estrutura de pano nervoso que reveste a secção interna do olho. Quando parte ou a totalidade da retina se desprende da parte posterior do olho, há o descolamento da retina.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As células nervosas na retina normalmente detectam a iluminação que entra no olho e enviam sinais para o cérebro sobre o que o olho vê. Porém quando a retina se descola, esse mecanismo não funciona de modo correto.

Descolamento da retina frequentemente começa quando o gel vítreo, um gel grosso que se encontra dentro do olho, encolhe e separa-se da retina em um processo que deve ser natural do envelhecimento, igualmente decorrente de traumatismos ou de predisposição genética. Por vezes, a retina deve se rasgar, causando um descolamento. O rasgo deixa que o fluido de em olho entre por detrás da retina, fazendo com que ela se descole das demais estruturas intraoculares.

Outros fatores que podem levar ao descolamento da retina são um lesão no olho ou na cabeça, miopia, doença ocular e condições como diabetes.

Causas
Rasgos ou furos na retina
Quando a retina fura ou rasga, se o gel vítreo estiver liquefacto, o líquido pode entra por detrás da retina. Um contusão craniano ou ocular, também outras doenças do olho, podem também ocasionar fissuras ou buracos na retina.


Tração na retina
Qualquer gênero de de tração sobre a retina deve repuxá-la para longe das camadas abaixo dela, resultando em descolamento. A justificação mas comum para este problema é a retinopatia diabética proliferativa, uma condição que conduz ao desenvolvimento de pano cicatricial, que deve atuar sobre a retina.

Acúmulo de líquido sob a retina
Uma escandescência ou doença na retina deve fazer com que o vítreo se acumule abaixo da retina (coróide), nos vasos sanguíneos ou em tecidos do olho. Esse acúmulo de fluido faz com que as camadas da retina se separarem, o que seguimento no descolamento da retina.

Fatores de risco
Os próximos fatores aumentam o risco de descolamento de retina:

Envelhecimento, o problema é mais geral em pessoas com 40 anos de idade ou mas
Descolamento de retina anterior em um olho
Histórico familiar de descolamento de retina
Imbecilidade extrema
Cirurgia ocular anterior, como para remoção da catarata
Lesões oculares graves ou traumas precedentes
Doença ou desordem ocular
Sintomas
Sintomas de Descolamento de retina
A maioria dos casos de descolamento da retina inicia quando o gel vítreo que enche o núcleo do olho contrai e se separa da retina (chamado descolamento posterior do vítreo). Os sintomas incluem:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Moscas volantes em seu torrão de visão. Elas muitas vezes aparecem como máculas escuras, bolhas, cordas, ou pontos na visão
Flashes de luz ou faíscas quando você move seus olhos ou a cabeça, que são mais fáceis de ver num fundura escuro.
Em casos raros, um descolamento de retina pode ocorrer sem aviso prévio. Os primeiros sinais podem ser:

Um efeito de sombra ou cortinado em uma parte do seu plaino visual que não vai embora
Perda súbita da visão ou piora da visão.
Diagnóstico e Exames
Investigando ajuda médica
O descolamento de retina é uma situação de emergência, uma vez que você pode perder definitivamente a sua visão em defluência estre problema. Por conseguinte, é essencial procurar ajuda médico se você notar qualquer um dos sintomas.

Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar descolamento da retina são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Oftalmologista
Retinólogo (oftalmologista perito em retina)
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e melhorar o tempo. Dessa forma, você já deve chegar à consulta com algumas informações:

Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
Histórico dr., incluindo outras condições que você tenha e medicamentos ou suplementos que você tome com regularidade
Se provável, fracção para uma persona te seguir.
O médico possívelmente fará uma série de perguntas, por exemplo:

Quando os sintomas começaram?
Os sintomas são contínuos ou ocasionais?
Quão graves são os sintomas?
Você já teve qualquer sintoma imitante no outro olho?
Você já sofreu uma lesão no olho?
Você já experimentou inflamação dos olhos?
Alguma vez você já fez cirurgia do olho?
Você possui outras condições médicas, como diabetes?
Algum de seus familiares já sofreu descolamento de retina?
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Também é importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pela mas essencial. Isso garante que você conseguirá respostas para todas e cada uma das duvidas relevantes antes da consulta terminar. Para descolamento de retina, várias perguntas básicas incluem:

Que a provável justificação dos meus sintomas?
Quais outras causas são possíveis para a minha quesito?
Que tipos de testes que eu preciso?
Qual é o tratamento mais indicado para o meu caso?
Quais são as alternativas para a primeira abordagem que você está sugerindo?
Prosseguirei perder a visão?
Tenho outras condições de saúde. Como posso dirigir esses complicações juntos?
Preciso fazer alguma restrição?
Devo perguntar outro perito?
Há algum material impresso que eu posso levar comigo? Quais sites você recomenda?
Se eu precisar de cirurgia, o tempo de restauração vai demorar?
Não hesite em fazer outras perguntas, caso elas ocorram no instante da consulta.

Diagnóstico de Descolamento de retina
O diagnóstico do descolamento de retina é conformado com inspecção galeno chamado oftalmoscopia indireta com dilatação pupilar. O dr. ou médica utiliza um aparelho com um foco de luz e uma lente de aumento, para fazer um mapeamento da sua retina, observar as bolsas de líquido no tecido e se há rasgos ou furos.

Outros testes incluem:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Fiscalização de altura do olho
Ultrassonografia, caso haja hemorragia em consequência de outras condições, como catarata.
Tratamento e Cuidados
Tratamento de Descolamento de retina
Criopexia
Nesse processo, o cirurgião aplica uma sondagem de refrigeração na superfície externa do olho de forma direta sobre o defeito da retina. Desta maneira, a dimensão em torno do orifício é congelada, o que resultado numa cicatriz que ajuda a proteger a retina.

Após o procedimento, você provavelmente vai ser aconselhado a se alongar de suas atividades nas próximas um par de semanas ou mais para dar tempo da união de tecidos servente pelo procedimento se fortaleça.

Retinopexia pneumática
Neste procedimento, o médico injeta uma bolha de ar ou gás no vítreo. Esse gás irá obstruir o buraco da retina impedindo a passagem de líquido. Dessa forma, a retina coloca-se novamente em seu lugar, na parede do fundo do olho. Pode ser necessário manter a testa em uma determinada posição durante alguns dias para deixar a bolha no lugar. A bolha também será eventualmente reabsorvida por si própria.

Retinopexia com introflexão escleral
Nesse caso, coloca-se uma faixa ou banda de silicone ao volta dos olhos, com intenção de a esclera (porção branca do olho) seja pressionada em direção à retina. Frequentemente, esse procedimento é conformado junto com criopexia ou vitrectomia, se for necessário colar uma ruptura da retina.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Se você possui vários rasgos ou furos ou uma extensa lesão, o cirurgião pode produzir uma fivela escleral que circunda todo o olho como um cinto. A fivela usualmente permanece no sítio para o resto de sua vida.

Cirurgia a laser
A cirurgia a laser, ou fotocoagulação, também pode ser usada. O cirurgião dirige um lio de laser para a ruptura da retina. O laser faz queimaduras à volta do rasgo, fabricando cicatrizes que funcionam como uma “soldadura” na da retina para o lona subjacente.

Vitrectomia
Neste procedimento o dr. remove o vítreo juntamente com qualquer lona que está puxando a retina. Espaço, gases ou líquidos são injetados no espaço vítreo para recolocar a retina no lugar.

Eventualmente, o espaço, o gás ou o líquido será absorto e o espaço vítreo vai se encher com fluido corporal. Conquanto, se a reparação de descolamento da retina usa um óleo de silicone, o óleo é com frequência removido cirurgicamente meses mais inoportunamente.

A vitrectomia é muitas vezes combinada com a retinopexia com introflexão escleral.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Convivendo (prognóstico)
Convivendo/ Prognóstico
O descolamento de retina pode fomentar a perda de uma parte do seu campina de visão, principalmente na zona que corresponde à parte destacada da retina. Dependendo do seu proporção de perda de visão, seu estilo para toda a vida pode mudar significativamente. No entanto, existem muitas coisas que você pode fazer para lidar com problemas de visão:

Busque outros meios de transporte
Investigue vans e sopa, redes de condução voluntárias ou ações de passeio disponíveis em sua dimensão para pessoas com deficiência visual.

Obtenha óculos especiais
É possível desenvolver a visão utilizando lentes especificas para os efeitos do descolamento de retina. Converse com seu dr. ou médica sobre essa possibilidade. Além disso, você pode ser aconselhado a utilizar outros dispositivos visuais.

Use a ciência a seu obséquio
Você pode buscar livros digitais e leitores auditivos para a tela dos computadores. Isso minimiza o esforço que você faria com a visão para ler um artigo bastante longo.

Deixe a sua vivenda mas segura
É essencial que a sua casa seja bem iluminada, para evitar que você esbarre em algum objeto ou tropece em algum móvel. Elimine tapetes e coloque fitas coloridas nas bordas dos degraus. Considere a instalação de luzes ativadas por movimento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Conte com ajuda
Peça ajuda a seus amigos e familiares continuamente que precisar. Converse com outras pessoas com deficiência visual. Tire proveito de redes conectado, grupos de escora e recursos para pessoas com deficiência visual.

Descolamento de retina tem cura?
O descolamento de retina deve progredir rapidamente. Se não tratado, o descolamento deve difundir para o centro da retina (nódoa) e fomentar danos na visão central. Se você já teve um descolamento de retina em um dos olhos, você possui uma maior saída de desenvolver no outro olho.

A cirurgia nem sempre funciona para recolocar a retina. Aliás, a retina recolocada não garante a visão normal. A qualidade da visão depois a cirurgia vai depender, em secção, do quanto de sua visão foi impactada. Deve levar diversos meses para melhorar depois a reparação de um descolamento de retina. Várias pessoas não se recuperam completamente.

Prevenção
Prevenção
A maior parte dos casos de descolamento de retina não deve ser prevenida. Apesar disso, você deve reduzir o de lesões oculares que fomentam o descolamento da retina se:

Use óculos de segurança ao utilizar um martelo ou uma cordilheira, trabalhar com ferramentas elétricas ou ferramentas de quintal, igualmente fazer qualquer atividade onde objetos possam atingir seus olhos
Use óculos singulares de esportes ou óculos de proteção durante o boxe, frescobol, pelada, squash e outros esportes em que você deve receber um golpe nos olhos
Use medidas de segurança adequadas quando utilizar fogos de artifício ou armas de fogo
Mantenha a diabetes controlada e faça exames oculares regularmente.